#002 Bambu, taboca, taquara
Você sabia que o bambu é conhecido por diferentes nomes em várias regiões do Brasil? Além do termo bambu, essa versátil gramínea também é chamada de "taboca" e "taquara" em muitas partes do país.
Uma carta enviada por Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manoel sobre o descobrimento do Brasil (“Carta a El Rei D. Manoel”) é um dos primeiros registros dos bambus em terras brasileiras e é considerado o mais antigo, onde são citadas três diferentes espécies de bambus/ taboca.
Essas denominações têm origem nas línguas indígenas e são amplamente utilizadas, especialmente no interior do Brasil. A taquara, por exemplo, é um termo que engloba diversas espécies de gramíneas nativas da América do Sul.
O bambu, em suas várias formas, tem sido utilizado há séculos pelos povos nativos e continua sendo um recurso valioso até hoje. Desde a construção de habitações até a fabricação de instrumentos musicais como o pífano, essa planta demonstra uma incrível versatilidade.
Algumas espécies notáveis incluem:
- Bambusa taquara: com colmos que podem atingir 7 metros de altura
- Guadua weberbaueri: conhecida como taboca, usada tradicionalmente para fazer instrumentos de sopro
- Merostachys speciosa: chamada de taquara-poca
Da Amazônia ao Sul do país, o bambu, taboca ou taquara continua sendo um recurso natural importante e fascinante, com potencial para diversas aplicações sustentáveis.
#Bambu #Sustentabilidade #RecursosNaturais #Inovação